MartialWave: desbravando o mercado internacional
Desbravar o mercado internacional sempre foi um desejo nosso aqui na Zanshin. Ao longo dos anos até tentamos timidamente fazer isto, mas desta vez a ideia sairá do papel com o MartialWave!

Trabalhar no Brasil e receber em dólar. Este conceito é algo que atrai muita gente no meio da tecnologia da informação e é algo que muitos desenvolvedores, de forma independente, conseguem. Mas e uma empresa?
Com isso em mente, sempre pensamos em pegar algum dos nossos softwares e então traduzi-lo para outro idioma e assim explorar outros mercados. Mas este processo em anos anteriores se mostrou sempre muito custoso, principalmente se estivermos falando da tradução em si.
Porém, tudo mudou com o surgimento das I.A. generativas. Com elas, a possibilidade de fazer a tradução de forma rápida – e sem custo – dos arquivos de localização do software se tornou uma realidade. Claro, ainda tem o suporte humanizado fora a questão tributária e fiscal, mas estes já são outros desafios…
Então, com essa nova ferramenta à nossa disposição, nossa nova questão era qual dos nossos softwares queríamos lançar no exterior e com isso, qual mercado atingir. Após analisarmos os concorrentes e mercado, optamos por criarmos o MartialWave, a versão gringa do nosso DojoWeb.
O principal motivo para essa escolha foi a similaridade entre os processos dentro do sistema. Ou seja, em uma academia de lutas os processos são os mesmos tanto no Brasil, Estados Unidos, Alemanha ou Austrália. Todos precisam de cadastros de alunos, turmas, horários, contratos e fluxo de entrada e saída de valores.
Com isso, estamos disponibilizando como versão Beta o sistema de forma gratuita até dia 01 de agosto de 2025, para divulgação e recebimento de feedback. Tudo dando certo, teremos então nosso primeiro software para um mercado internacional, abrindo as portas para podermos, quem sabe, atingirmos outros potenciais públicos e até em outros idiomas, como o espanhol.
Agora é colocar todo mundo aqui da empresa para melhorar o inglês com o Duolingo… 😀