Videoaulas: um jeito fácil de fazer treinamento de software.
Quando começamos com o SiGA, nosso software para publicidade, lá em 2005, os treinamentos eram feitos presencialmente, uma vez que nossas primeiras agências foram em Porto Alegre. Nada que uma viagem de uma hora não resolvesse.
Mas com a expansão do nosso principal produto para terras além do Mampituba, nós nos encontramos com um bom problema: como treinar o pessoal sem ter que gastar ou cobrar uma exorbitância por isso.
A nossa primeira alternativa, que funcionou durante toda a versão anterior do SiGA, foi dar o treinamento via Skype. Ou seja, marcávamos uma hora, a agência inteira parava e durante um certo período fazíamos o treinamento de todo mundo, eu falando do escritório e o pessoal usando o sistema na agência. Esse método mostrou 2 grandes problemas:
a) todos tinham que para o que estavam fazendo, atrasando a pauta e consequentemente aborrecendo todo mundo;
b) dificilmente o pessoal estava onde eu dizia que deveriam estar. Ou seja, o mouse é MUITO mais rápido que o ouvido…
E começam as videoaulas…
Com a implantação da versão nova no sistema, em meados de 2008, resolvemos mudar e adotamos o sistema das videoaulas, gravando exemplos de usos do sistema em todos os documentos.
Este modelo sim trouxe vantagens para nós e para os assinantes:
a) com os exemplos sendo exibidos, eu como instrutor mostro exatamente como cada campo deve ser preenchido e o fluxo a ser seguido dentro de cada parte do sistema, sem correr o risco de deixar escapar algo perder o foco de cada instrução;
b) a agência não precisa parar para assistir às aulas, pois cada profissional pode baixar o vídeo que lhe compete, assistir em qualquer momento e mandar as dúvidas pelo suporte;
c) havendo dúvidas ainda no processo se pode marcar uma conversa via Skype, mas já depois de ter se familiarizado com o básico do sistema, diminuindo assim o tempo de conversação online.
Claro, apenas um inconveniente que sempre existirá nas videoaulas de um software como o SiGA e o Sole a cada atualização, novos vídeos devem ser feitos. Mas, para ser sincero, é sempre um bom sinal…